terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Empada Galega

   Muito bom dia a todos !!!
Como estão neste dia de Carnaval ? Eh eh eh eh , não é quadra que muito aprecie mas faz a delícias da minha filhota mais velha que este ano resolveu escolher a máscara de Ninja para disfarce ... É verdade ... Ninja ... Eu que queria tanto por-lhe lacinhos, fitinhas ... cor de rosa ... mas pronto ela não é nada dessas coisas a cor preferida dela é mesmo o Amarelo e quanto ao vestir a  peça de roupa preferida é mesmo um fato de treino ( mãe sofre ... :/) eh eh eh . O que me interessa mesmo é que ela é uma criança feliz !!!
 
   Ontem fiz esta Empada que já trazia  debaixo de olho à algum tempo, mas ... Vou confessar-vos que tudo o que tenha muito ingrediente acaba por me passar um bocado ao lado ... A ideia que me transmitem é que vão dar muito trabalho ... Nada mais errado !!! Até porque uma das minhas resoluções de ano novo para 2012 foi mesmo dar mais uso à minha "Isaura" lá de casa a minha Bimby :)) E acreditem... fazemos coisas fantásticas e em muito menos tempo ahhhh  e deliciosas também !!! Hihihihi  A receita foi um pouco alterada  espero que gostem !






Ingredientes para a massa :

50 g de água
50 g de azeite
50 g de vinho branco
1/2 pac açúcar ( daqueles que dão no café)
1 colher de chá de sal 
150 g de banha
1/2 saqueta de fermento seco 
1 ovo
550 g de farinha
1 ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio :


200 g de queijo ralado 
100 g de cebola
200 g de tomate 
30 g de azeite
1/4 pimento verde
1/4 pimento vermelho
1 lata de cogumelos laminados
3 latas de atum
50 g de bacon aos cubos


Preparação da massa:
Colocam-se os ingredientes líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e selecciona-se 2 minutos, à temperatura 37 °C, velocidade 1. 
Acrescenta-se o fermento e envolve-se 3 seg / velocidade 4. 
Adiciona-se a  farinha e program-se 2 minutos à velocidade Espiga. Retira-se e deixa-se levedar até dobrar de volume (Deixei entre 2 toalhas de cozinha ).

Preparação do recheio:
Coloca-se no copo a cebola, o tomate, o azeite, os pimentos cortados em rodelas e os pepinos. Selecciona-se 7 seg /velocidade 5 ( eu gosto de mais picadinho)
Programam-se 5 minutos / temperatura Varoma, velocidade colher inversa.
Acrescenta-se o atum muito bem escorrido e o bacon e selecciona-se 3 minutos/ velocidade colher inversa/ temperatura 100 °C. Deixa-se arrefecer.

Reserva-se 1/3 da massa para cobrir a empada e estica-se a restante com o rolo,  forra-se um tabuleiro previamente untado com margarina e coloca-se o recheio por cima. Polvilha-se com o queijo ralado e tapa-se com a restante massa( eu polvilhei apenas em metade da massa).

Fura-se a superfície da massa com um garfo e pincela-se com ovo batido. ( Cortei umas estrelinhas e coloquei por cima).

Vai ao forno pré-aquecido a 200 °C cerca de 25 minutos 

TCHARAMMMMMMMM :))



Que vos parece??? 

**
E agora vou deixar-vos a foto da minha Ninja no desfile da escola :)




   Beijinhos doces e tenham um dia muiiiiiiito feliz !!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. VocÊs não estão a ver... Sério... A empada estava absolutamente divinal.... sem palavras e eu sou sempre da opinião que as empadas são secas e desensabidas, mas não... Façam... já que não a podem provar como eu!!! ehehehehehee Beijo grande Cris

    ResponderEliminar
  2. Que linda empada, ficou com um ar super apetecível, muito douradinha e um recheio bem cremoso :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Cris,
    Eu também sou assim, assim que vejo uma receita com muitos ingredientes perco logo a vontade de fazer, sinto que vai exigir muita atenção e tempo. No entanto, acredito que depois de começar, a ideia inicial passa à história e o resultado supera tudo.
    Essa empada tem um aspecto delicioso, parece muito suculenta, e a massa bem estaladiça. Um manjar.

    A tua Ninja estava muito gira, aliás os miúdos adoram o Carnaval, precisamente porque gostam de representar várias figuras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !